0

Mag

Arraiá Glam: Laura Virgínia conta mais sobre pé de moleque

Jun 27
Visualizações0
Tempo de leitura2 min de leitura

Oi meninas,

Fui convidada para escrever um post sobre algum doce mineiro, já que estamos em Junho e esse é o mês aonde as festas de São João se iniciam por todo o país. Queria agradecer desde já a oportunidade e o convite. 

Eu vou contar um pouco para vocês sobre o doce bem mineiro, que tem como nome "Pé de Moleque". O Pé de moleque surgiu em meados do século XVI, com a chegada da cana de açúcar.

A fabricação é feita através de amendoim torrado e moído, com muito açúcar, na consistência de uma "rapadura", outro doce bem conhecido por aqui. A mistura é feita em fogo baixo até que atinja o ponto correto da queda chamada cristalização. Depois dos ingredientes misturados, é preciso colocar o doce em uma superfície lisa e de pedra fria. 

Utiliza-se também um tacho de cobre. Depois de resfriado, o doce atinge uma textura macia que é provocada pelo óleo que o amendoim possui. Para decorar, você pode colocar grãos grandes e inteiros de amendoim ou outros doces caso queira inovar e fazer um doce gourmet.

A cidade de Piranguinho, no sul de Minas, é famosa pela produção artesanal do tradicional doce mineiro, possuindo uma própria e famosa festa do Pé de Moleque chamada "Festa do maior Pé de Moleque do mundo", já tradicional pelo município.

Agora.. Sobre o nome bem curioso, "Pé de Moleque", até hoje temos duas opções para explicá-lo. A primeira é que é referência ao calçamento de pedras irregulares presentes em cidades históricas brasileiras, como a cidade de Ouro Preto, aqui em Minas também. E a segunda é que foi motivado pelas quituteiras das ruas do passado, que os vendia e eram roubadas por parte das crianças. E para não serem mais importunadas diziam as crianças "Pede, Moleque!" para que pedissem, em vez de furtar os doces. 

Hoje em dia, assim como tudo evolui... O doce também possui opções gourmet em que você pode colocar doce de leite, leite condensado, entre outros doces para complementá-lo. Mas na minha opinião como mineira, a versão tradicional é melhor! 

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esse doce mineiro usado muito em festas juninas aqui em Minas Gerais, 

Beijos, Laura Virgínia. 

-- 

A Laura Virgínia escreve para o blog com seu nome, que você devia acompanhar já (;

|